Estava estudando sobre Análise de Discurso em casa referente à uma uma de Teorias do Texto e encontrei um artigo bem interessante sobre as diferenças entre Análise de Discurso e Análise de Conteúdo.
Vou destacar bem resumidamente os trechos mais interessantes.
Análise do Discurso - da linha francesa
"A Análise do Discurso não é uma metodologia, é uma disciplina de interpretação.O processo de análise discursiva tem a pretensão de interrogar os sentidos estabelecidos em diversas formas de produção, que podem ser verbais e não verbais.
A AD trabalha com o sentido e não com o conteúdo do texto, um sentido que não é traduzido,mas produzido; Portanto, na AD a linguagem vai além do texto, trazendo sentidos pré-construídos que são ecos da memória do dizer."
Memória do dizer: é o "interdiscurso, memória coletiva constituída socialmente; o sujeito tem a ilusão de ser dono do seu discurso e de ter controle sobre ele, porém não percebe estar dentro de um contínuo, porque todo o discurso já foi dito antes."
Análise de Conteúdo
"A Análise de Conteúdo (AC) surgiu no início do século XX nos Estados Unidos para analisar o material jornalístico, ocorrendo um impulso entre 1940 e 1950, quando os cientistas começaram a se interessar pelos símbolos políticos, tendo este fato contribuído para seu desenvolvimento; entre 1950 e 1960 a AC estendeu-se para várias áreas.12 Portanto, esta técnica “existe há mais de meio século em diversos setores das ciências humanas”, sendo anterior a Análise de Discurso. A definição da AC em 1943 era como sendo “a semântica estatística do discurso político” "
Diferenças entre Análise do Discurso (AD) e Análise de Conteúdo (AC)
"A maior diferença entre as duas formas de análises é que a AD trabalha com o sentido e não
com o conteúdo; já a AC trabalha com o conteúdo, ou seja, com a materialidade linguística através das condições empíricas do texto, estabelecendo categorias para sua interpretação. Enquanto a AD busca os efeitos de sentido relacionados ao discurso, a AC fixa-se apenas no conteúdo do texto, sem fazer relações além deste. A AD preocupa-se em compreender os sentidos que o sujeito manifesta através do seu discurso; já a AC espera compreender o pensamento do sujeito através do conteúdo expresso no texto, numa concepção transparente de linguagem."
E aí galera, bem interessante não é? Saber que as análises sobre um texto podem ser bem diferentes. São pontos de vistas diferentes.
Gostaram? Só Comentar! Se tiverem alguma crítica ou sugestão também, só comentar.
Fica aqui o link do artigo completo: Diferenças entre Análise do Discurso e Análise de Conteúdo
Abraços, Karina C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário