segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Olá, universitários!

Tudo bem?

Queremos abordar, nesse post, um plano de aula - nosso trabalho de APS -  pela disciplina de Morfossintaxe da Língua Portuguesa da Professora Adelaide.

Esse plano foi desenvolvido por Bruna Lopes, Caio Henrique e Paulo Oliveira.

"Um plano de aula tem sempre sua origem num projeto pedagógico institucional que dinamiza as direções do ensino, detalhadas num plano de curso e de unidade. É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas sequenciais, em consonância com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar a intenção do professor e o modo de operacionalizá-la. Expressa, ainda, as opções desse professor diante de seu contexto de trabalho, que implica pensar simultaneamente o conteúdo e os sujeitos com os quais interage."



PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS E ASSINDÉTICAS


OBJETIVOS
·         Ampliar o conhecimento do aluno em relação à norma culta da língua;
·         Capacitar o aluno a classificar orações coordenadas sindéticas e assindéticas, estendendo os conhecimentos adquiridos em textos de modalidade escrita.  

CONTEÚDO
·         Orações Coordenadas Assindéticas;
·         Orações Coordenadas Sindéticas: aditivas; adversativas; alternativas; conclusivas; explicativas.

ANO
·         9º ano.

TEMPO ESTIMADO
·         Uma aula.

RECURSOS
·         Tirinhas variadas, retiradas da web;
·         Giz;
·         Lousa;
·         Apagador.

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
·         Explicar os tipos de orações coordenadas sindéticas e assindéticas, ressaltando suas diferenças e semelhanças, através de tirinhas;

2ª ETAPA
·         Dividir a sala em cinco grupos de alunos e nomeá-los de acordo com a classificação das orações coordenadas sindéticas: Grupo 1 – Guardiões das orações Adversativas; Grupo 2 – Guardiões das orações Aditivas; Grupo 3 - Guardiões das orações Alternativas; Grupo 4 - Guardiões das orações Conclusivas; Grupo 5 – Guardiões das orações Explicativas;
·         Serão cinco rodadas, cada uma com três orações coordenadas assindéticas, para que os alunos transformem em orações coordenadas sindéticas. Sendo elas as seguintes apresentadas:
Adversativas:
Paulo tentou comprar umas terras. Não conseguiu.
Você prometeu ajudar. Não cumpriu a promessa.
O país é extremamente rico. O povo vive em profunda miséria.
Aditivas:
Ele queria comprar uma casaplantar uma horta.
Não só provocaram graves problemas. Abandonaram os projetos de reestruturação social do país.
Ele não plantou milho. Não derrubou o mato.
Alternativas:
Você vai ao cinema. Você vai ao teatro.
Diga agora. Cale-se para sempre.
Aproveitas a oportunidade. Ficarás sem o emprego.
Conclusivas:
Ele não tem assistência médica.  Sofre de muitas doenças.
Não tenho dinheiro. Não posso pagar.
Vamos embora. O filme está muito chato
Explicativas:
Vinícius devia estar cansado. Estudou o dia inteiro.
Não gostava da vida na cidade. Tinha planos de comprar um sítio e ir morar no interior.
Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.

3ª ETAPA
·         Cada grupo de Guardiões terá a possibilidade de responder uma oração a qual representa. O grupo que não acertar passa a vez para o próximo, possibilitando este a transformar essa oração apresentada;
·         Após todas as rodadas, o grupo que obter mais pontos no total será premiado com meio ponto na nota do final do bimestre.

AVALIAÇÃO
·         Valendo até meio ponto, todos os alunos deverão apresentar um relatório, descrevendo o conteúdo apresentado em aula para que, então, tenhamos um pequeno esboço do que o aluno conseguiu adquirir referente à matéria lecionada em classe.

REFERÊNCIAS
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 3ª Edição. São Paulo: Scipione, 2014.
CLICK ESCOLAR. Orações Coordenadas Sindéticas. Disponível em: <http://www.clickescolar.com.br/oracoes-coordenadas-sindeticas.htm>. Acesso em 8 de novembro de 2015.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Exercícios Sobre as Orações Coordenadas. Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-as-oracoes-coordenadas.htm>. Acesso em 8 de novembro de 2015.

SÓ PORTUGUES. Classificação das Orações Coordenadas Sindéticas. Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint26.php>. Acesso em 8 de novembro de 2015.

SÓ PORTUGUES. Classificação das Orações Coordenadas Sindéticas. Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint27.php>. Acesso em 8 de novembro de 2015.

EDINEUMA, Concursos. Exercícios Sobre Orações Coordenadas. Disponível em: < http://vamospraticar.blogspot.com.br/2013/11/21exercicios-sobre-oracoes-coordenadas.html>. Acesso em 8 de novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário