sexta-feira, 21 de março de 2014

#Sugestão de Leitura

O corpo realmente fala?

Olá galerinha tudo bem?

            Voltei! E desta vez é para sugerir um livro bem bacana e muito interessante!

Estou falando do livro “O Corpo Fala” por Monika Matschnig.
           
            Este livro é sobre a linguagem do corpo. Como assim? Tem tudo a ver com o que estamos aprendendo em Letras, aonde vimos que linguagem é toda e qualquer forma de expressão. E quais são? Gestos, um sinal de trânsito, uma cor, ou seja, podemos expressar por outros signos que não seja a palavra.
            O que chama mais atenção neste livro é que a autora expressa gestos simples que nós fazemos no dia a dia e nem percebemos! Melhor dizendo, 80% de tudo que comunicamos é por meio das expressões, postura, gestos, volume e melodia da voz, enquanto somente 20% é pelo teor do que é dito, segundo o livro.
            É engraçado que você se pega em diversas situações lendo este livro, pensando: “Cara, eu já fiz isto!” e então você ri de si próprio. É uma longa viagem.
            É necessário ter um bom equilíbrio, apesar de ser um livro classificado na área da Psicologia é muito ligado a letras também. Este livro pode mudar sua maneira de pensar. Não vai ficar paranoico em!?
            No final tem uma surpresa que fará você se descobrir. Quando você ler, passe por aqui e comente o que achou desta experiência. J

“O Corpo Fala” por Monika Matschnig. Um livro totalmente envolvente.

Um beijo de Letras!





Por Bruna Lopes | Diário de um Universitário

terça-feira, 18 de março de 2014

Tem Novidade!


Olá pessoal!




            Quero agradecer a todos pelos comentários, votação na ENQUETE e acesso ao BLOG! Isto nos motiva a cada vez mais trazer novidades sobre tudo o que estamos aprendendo.
NOVIDADE BACANA a vocês: Logo mais estaremos postando a sessão “indicação de livros” e futuramente sortear livros a todos! O que acham da ideia? Comente qual livro vocês gostariam que sorteássemos e o que TIVER MAIS VOTAÇÃO, SORTEAREMOS!

Um beijo de letras!

                                                                       Por Bruna Lopes / Diário de um Universitário

segunda-feira, 17 de março de 2014

Teorias do Texto

Cara leitor,

Por meio de ideias de conclusões resolvi escrever apenas o que a dita matéria Teorias do texto aborda. De principio o que esta disciplina abrange são assuntos teóricos do texto e do contexto a partir da perspectiva sociointernacionista (interações com o outro e com o meio. Quanto mais ricas as interações, maior e mais sofisticado será o desenvolvimento.) e da linguística textual, visando destacar as principais teorias do processamento cognitivo do texto.

Ou seja, de acordo com o tempo passada e as descobertas feitas as teorias, os pensamentos e também a maneira de se conversar foram trocados, melhorados para o bem e a comunicação das pessoas, mas existem muitas historias e também muitos pensamentos em relação a linguagem textual e o pensamento de quem os escreveu. Imagina só você acreditar em uma só pessoa que exclui diversos parâmetros de correção linguística? Isso tem que mudar certo? O que fazer e o que não fazer. Então com o passar dos anos foi se descobrindo novas maneiras e novas regras para tudo isso. E que nossos colegas do blog citam em suas postagens alguns exemplos destas mudanças.


E ai o que acharam? Interessante? Falta algo? Alguma duvida?


Agora imaginem a professora explicando isso e quatro aulas, foi muito divertido.






Prazer, meu nome é Bárbara. Essa é a minha primeira postagem espero que gostem.

domingo, 16 de março de 2014

O nascimento da Linguística Textual


Na última aula de Teorias do Texto, aprendemos que a  estrutura do texto é uma importante unidade de análise linguística. A partir daí surgem diferentes ideias e teorias que vão constituir uma linha evolutiva até a Linguística Textual.
O movimento pioneiro dos estudos linguísticos foi a Linguística Estrutural, trazendo as ideias do linguista Ferdinand Saussure que abordava assuntos como:

  • a separação da língua e da fala;
  • a preocupação com a frase e não com o texto;
  • a abordagem muito superficialmente das questões de sentido e significação da linguagem entre outras.

Com um crescente avanço, a Linguística Estrutural chamou a atenção de outros estudiosos relacionados à linguagem, o que acabou por aumentar a necessidade em preencher as lacunas dessa ciência, inaugurando assim outros ramos do estruturalismo linguístico.

Como por exemplo: a sociolinguística, a etnolinguística, a psicolinguística e etc.

Com a ampliação das áreas de estudo da Linguística, com o objetivo de preencher as lacunas deixadas pelo Estruturalismo, surge a Linguística Textual, que vigora atualmente com a intenção de:
  •          Ir além dos limites da frase;
  •          Reintegrar o sujeito e a situação sociocomunicativa e;
  •          Desenvolver e ampliar o estudo do texto em suas modalidades oral e escrita.

 Objetivos esses bem mais amplos  que aqueles encontrados no Estruturalismo, o que evidencia uma evolução muito grande no objeto de estudo da Linguística de acordo com suas próprias necessidades de entendimento.


                          Por  Karina Carvalho

sábado, 15 de março de 2014

Neurolínguistica


Olá pessoal. Gostaria de com partilhar com vocês um dos assuntos que foram abordado na materia de teorias do texto, em 10/03/2014.

 
                                          NEUROLINGUÍSTICA.


 A neurolinguística foi originada em meados do seculo XIX pelo francês Paul Braco e com o alemão  Karl Wernicke.
Neurolinguística é a ciência que estuda a elaboração da linguagem. Estuda os mecanismos cerebrais humanas que permitem a compreensão, produção e conhecimento da língua, seja falada, escrita ou
sinais.
  Estuda os mecanismos neurais e fisiológicos associados à compreensão,aquisição e produção da linguagem. Trata tanto da linguagem, normal, como dos destúrbios clínicos que geram suas alterações.

                                                                               Vanilton Pereira Cruz ( nilton )

quarta-feira, 12 de março de 2014

Chomsky e a Teoria do...


Embora diversas pessoas achem que falar sobre teorias seja um assunto chato, vim abordar com vocês que é mais interessante do que pensei.
No dia 10/03/2014 tivemos aula de “Teorias do Texto”, de início houve um choque, pois aprendemos sobre muitas coisas em um dia. Foi uma grande experiência absorver o nascimento da língua e quem estudou tudo “aquilo” para nós analisarmos HOJE. Parece até um trabalho fácil, porém não é.
Pois bem, o que achei interessante na aula foi quando a Professora falou sobre um linguista bem conhecido no meio dos estudantes de Letras: Chomsky. Chomsky não era só linguista, mas era também filósofo e ativista político estadunidense. Contudo, iremos citar a teoria que me chamou a atenção: O ser humano nasce com sua própria gramática?
Noam Chomsky dizia que o ser humano nasce com uma gramática universal inata, ou seja, o meio não influencia.
Agora lanço a pergunta no ar: Se nós nascemos com uma gramática interna e não precisamos conviver em sociedade para falar, como seria se uma criança crescesse junto com os animais?
Algo interessante para se pensar é que houve várias correntes que foram contra o linguista estadunidense e, um exemplo disto foram os funcionalistas que afirmavam que o desenvolvimento da linguagem só ocorre com o contato social.
E você, caro leitor? O que pensa a respeito?
A história é longa e abrangente, mas interessante refletir como seria a linguagem se não convivêssemos em sociedade, o que realmente nos influencia a falar, mover, pensar e desenvolver já que temos uma necessidade interna de fazê-los?



Por Bruna Lopes / Diário de um Universitário